Principais Sintomas | Tipos de Ansiedade e Tratamentos

ansiedade_tratamento

A ansiedade e seus principais sintomas

A ansiedade é uma característica natural do ser humano, que antecede momentos em que o cérebro entende como situações de perigo real ou imaginário. No entanto, dependendo do grau e da frequência, esse fenômeno pode se tornar patológico e resultar em transtornos de ansiedade, que se caracterizam por preocupações e medos exagerados, sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer, cuidado excessivo com a saúde, dinheiro, família ou trabalho, falta de controle sobre pensamentos, entre outros sintomas.

Os sintomas físicos da ansiedade são facilmente identificados. O aumento dos batimentos cardíacos é um dos primeiros sintomas, podendo ser acompanhado de dores no peito, falta de ar e palpitação. Além disso, transpiração fria e intensa, principalmente nos pés e mãos, frio no estômago, tensão muscular, tremores e náusea são alguns dos sintomas mais comuns. Por vezes, a sensação da ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, a pessoa deixa de fazer coisas simples, como usar um elevador, por exemplo.

Como já foi dito, situações que envolvem perigo real ou imaginário são as que mais desencadeiam a ansiedade. É como um alerta do corpo para que ele se defenda diante de uma possível ameaça. Por outro lado, algumas situações clínicas também podem gerar ansiedade. Alguns exemplos, são: uso de cafeína, substâncias estimulantes em geral, como as anfetaminas, e abstinência de álcool. É muito importante, diante de sintomas recorrentes, procurar a ajuda de um psiquiatra para identificar as causas e proceder ao tratamento.

Tipos de Ansiedade e seus Tratamentos

O IPAN é especializado em tratamentos dos transtornos de ansiedade, como: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) – caracterizado por excesso de preocupação e angústia que geram sofrimento pessoal intenso; Síndrome do Pânico – compreende crises súbitas e intensas de desespero e medo de que algo ruim aconteça, mesmo sem uma causa aparente; Fobia Social – medo e fuga de situações sociais; Fobias Simples – medo extremo de objetos e situações específicas (elevador, altura, lugar fechado, etc.); Transtorno do Estresse Pós-traumático – lembranças recorrentes de algum trauma (assalto, sequestro, guerra, etc), e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) – caracterizado por pensamentos repetitivos e obsessivos que acabam por criar rituais (compulsões), numa tentativa de alívio dos problemas.

Se você ainda tem dúvidas sobre a possibilidade de estar sofrendo de ansiedade, o ideal é agendar uma consulta para avaliação e, caso necessário, começar o tratamento para o controle do transtorno o quanto antes.

Agende uma consulta

Se você quer saber mais sobre o tratamento da ansiedade ou quer ser avaliado por um de nossos especialistas, preencha os campos abaixo e aguarde nosso contato confirmando a disponibilidade do horário escolhido. Muito obrigado.

  • Nome*
  • E-mail*
  • Telefone*
  • Dia*
  • Mês*
  • Ano*
  • Hr.*
  • Min.*