12008mar

O Dr. Moacyr Rosa, baseado no artigo publicado em 1941 pelo Dr. Pacheco e Silva, escreveu sobre o surgimento da eletroconvulsoterapia (ECT) no Brasil. O material foi publicado no Jornal de ECT.

Existem poucos dados sobre a história da ECT ao redor do mundo, especialmente em países em desenvolvimento como os da América do Sul. Este artigo oferece uma tradução de um artigo publicado em 1941 pelo Dr. Pacheco e Silva descrevendo como a ECT chegou ao Brasil e seu primeiro uso. Ele relatou como aprendeu sobre a ECT durante o 97ª Encontro Anual da Associação Psiquiátrica Americana, realizada em Richmond, Va. Na época, relatou também, as palestras em que participou, as visitas a alguns hospitais americanos que realizavam ECT, os aparelhos que ele comprou, e suas primeiras experiências no uso da ECT no Brasil. Também apresentamos uma breve biografia do Dr. Pacheco e Silva, que foi um psiquiatra brasileiro muito importante.

Moacyr Alexandro Rosa, Siva P. “Pacheco e Silva [corrected] and the origins of electroconvulsive therapy in Brazil”. 1941. J ECT. 2007 Dec;23(4):224-8.

Saiba mais sobre ECT!