222016nov

Estimulação magnética melhora depressão em autistas

Saúde mental – Jornal O Tempo Estimulação craniana melhora depressão em parte de autistas Psiquiatra de BH antecipa resultado de trabalho com 12 pacientes Estimulação craniana melhora depressão PUBLICADO EM 21/11/16 – 03h00 Litza Mattos Viajou a convite da Associação Brasileira de Psiquiatria São Paulo. Diante da ausência de resultados satisfatórios com medicação para tratar…

Leia mais
82016nov

Anestésico pode ser nova arma contra a depressão

A cetamina é usado como anestésico há mais de 50 anos e foram notados efeitos anti-depressivos. A cetamina só é receitada para pacientes que estejam em picos de crise depressiva ou não respondam bem aos tratamentos convencionais. Do G1, 08/11/16, em São Paulo Vejam a reportagem completa exibida no programa Bem Estar – G1 •…

Leia mais
82016nov

Depressão e ansiedade levam ao fumo, sedentarismo e má alimentação

Brasil tem 10 milhões de pessoas diagnosticadas com transtorno mental. Números só crescem e a ansiedade está cada vez mais presente.  Do G1, 08/11/16, em São Paulo A depressão é a doença que mais tira anos saudáveis do brasileiro. E quando falta tranquilidade, sobra ansiedade. Tem ainda a crise econômica, responsável pelo aumento de até…

Leia mais
72016nov
Estimulação magnética como estratégia após ECT

Estimulação magnética como estratégia após ECT

Estimulação magnética transcraniana de repetição como estratégia de manutenção terapêutica após eletroconvulsoterapia: Uma revisão conceitual Título original: REPETITIVE TRANSCRANIAL MAGNETIC STIMULATION AS A MAINTENANCE THERAPY STRATEGY AFTER ELECTROCONVULSIVE THERAPY: A CONCEPTUAL REVIEWAutoria: Mercedes Jurema Oliveira Alves Saiba mais sobre Estimulação Magnética! Saiba mais sobre ECT! Resumo O presente texto faz uma revisão das bases teóricas…

Leia mais
72016nov
Curso Prático de Estimulação Magnética em Psiquiatria

Curso Prático de Estimulação Magnética em Psiquiatria

Data: Dia 14 de novembro de 2016 Com o Prof. Dr. Moacyr A. Rosa O Prof. Dr. Moacyr Alexandro Rosa é médico psiquiatra graduado em Medicina com residência em Psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Possui mestrado e doutorado em Psiquiatria pela USP (Universidade de São Paulo), sendo seu…

Leia mais
312016out
“Magnetismo curou minha depressão”

“Magnetismo curou minha depressão”

No mês de agosto, Michele Pagano sorriu pela primeira vez depois de muitos meses sem sorrir. “Eu estava assistindo um filme, e cai na gargalhada”, diz ela. Esta simples gargalhada foi um grande acontecimento para Pagano, de 35 anos, que trabalha como gerente e mora em Greenwich, Conn., EUA. Ela já não se lembrava quando…

Leia mais
242016out
Transtorno Bipolar, 40 dicas!

Transtorno Bipolar, 40 dicas!

Recalcule a sua rota Para que a doença não limite você a nada, sugerimos 40 dicas capazes de melhorar o diagnóstico e aumentar o impacto da terapia Revista Transtorno Bipolar: Texto Jéssica Frabetti /Design Renan Oliveira Saiba mais sobre tratamento do transtorno bipolar! A estimulação magnética pode ser uma opção para tratamento do bipolar! 1…

Leia mais
172016out
Tipos de transtornos de humor

Tipos de transtornos de humor

Lados de uma mesma moeda Você sabia que existem diferentes tipos de transtornos de humor? Confira! Revista Transtorno Bipolar. Texto Jéssica Frabetti Design: Rafaelle Bortolan/colaboradora De acordo com a associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), a doença é uma condição médica frequente – estima-se que cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores…

Leia mais
72016out

Conheça os benefícios e os malefícios do eletrochoque

 O retorno da técnica, aperfeiçoada, aconteceu nos anos 2000, mas ainda não está totalmente claro por que a convulsão induzida produz benefícios relatados por pacientes Paloma Oliveto Como muitas outras descobertas da ciência, a associação entre convulsão e abrandamento dos sintomas psiquiátricos aconteceu por acaso. Considerado um dos fundadores da neurologia, o Nobel de medicina…

Leia mais
62016out
Depressão e euforia caracterizam o transtorno bipolar

Depressão e euforia caracterizam o transtorno bipolar

Como uma montanha-russa Momentos de depressão e euforia caracterizam o transtorno bipolar Revista Transtorno Bipolar. Texto Ana Beatriz Casali/colaboradora, Design: Rafaelle Bortolan/colaboradora   Você, provavelmente até inconscientemente, acorda mais animado em alguns dias do que em outros – ou prefere adotar uma postura reservada em alguns momentos da vida. Isso é comum e pode ter…

Leia mais
62016out

Terapia com eletrochoque ainda é alvo de críticas de especialistas

Graças a estudos que apontam sua capacidade de amenizar sintomas de transtornos como a depressão, a eletroconvulsoterapia é defendida por muitos médicos. Hoje, a técnica é aplicada com o paciente anestesiado e sob efeito de relaxantes, mas é alvo de críticas Paloma Oliveto “Senhor McMurphy, pode me acompanhar?” Os dois minutos que se seguem a…

Leia mais
52016out

Por que precisamos falar de suicídio com urgência

Pouco se fala sobre o assunto, mas no Brasil o índice de suicídio perde apenas para homicídios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos Há pouco menos de um mês, celebrou-se o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data foi fundamental para trazer o tema à tona. Mas depois disso, pouco se…

Leia mais
32016out
Escetamina como tratamento inovador para Depressão

Escetamina como tratamento inovador para Depressão

 O Resgate da Esperança Revista Veja Estudos com um novo medicamento contra a depressão severa abrem uma janela para o tratamento de casos da doença com risco iminente de suicídio. Natalia Cuminale “NÃO TERIA EFEITO a menor diferença se ela tivesse me dado uma passagem para a Europa ou um cruzeiro ao redor do mundo,…

Leia mais
302016set

Cetamina: Tratamento para depressão em 40 minutos

Cetamina – Droga ajuda rapidamente pacientes com depressão “resistentes ao tratamento” A droga testada como um antidepressivo de ação rápida mostrou que pode ajudar a aliviar a depressão pesada dentro de 40 minutos. Pesquisadores do National Institute os Mental Mealth têm vindo a testar os efeitos de uma única dose de cetamina em pessoas com transtorno bipolar. Agende sua…

Leia mais
302016set

Cetamina está sendo usada para tratar depressão!

Saiba mais sobre a substância que faz efeito em algumas horas, ao contrário dos antidepressivos tradicionais A depressão atinge 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Embora existam diversos tipos de tratamento, muitas pessoas não reagem bem aos antidepressivos tradicionalmente recomendados. Estudos recentes, porém, devem começar a mudar esse quadro,…

Leia mais
302016set

A cetamina como antidepressivo!

A administração repetida de cetamina pode manter efeito antidepressivo Um novo estudo mostra que a administração repetida de cetamina pode ajudar a manter o efeito antidepressivo para além da dose inicial em pacientes com depressão resistente ao tratamento. A cetamina, um anestésico injetável, demonstrou um rápido efeito antidepressivo. Mas o efeito é de duração relativamente…

Leia mais
152016set

Estimulação Magnética Transcraniana no Autismo

Imagine o que é passar os primeiros 40 anos de sua vida na escuridão, cego às emoções e sinais das outras pessoas. E então alguém subitamente acende as luzes. Conheça a história de John Elder Robison e a Estimulação Magnética Transcraniana. Saiba mais sobre o tratamento de EMT! Participe do próximo Simpósio de EMT! Transcrição do…

Leia mais
22016set
Simpósio Paulista: Estimulação Magnética em Dor e Depressão

Simpósio Paulista: Estimulação Magnética em Dor e Depressão

Dr. Moacyr é palestrante no Simpósio e Curso Prático: Estimulação Magnética Transcraniana em Dor e Depressão! São Paulo, 15 de Novembro de 2016 Há mais de 300 clínicas no Brasil habilitadas para o uso da EMT em Psiquiatria, porém poucas oferecem o método para o tratamento da dor. Esse é o primeiro curso com ênfase…

Leia mais
292016ago

Por que estamos constantemente esgotados?

O cérebro não está bem preparado para lidar com a ênfase crescente em produtividade exigida nos ambientes modernos de trabalho Por VEJA Atualmente, o papel exercido pelos e-mails, redes sociais, exigências no trabalho e stress da vida moderna que faz com que as pessoas exijam demais de si mesmas, o que acaba causando um sentimento…

Leia mais
52016ago

Cientistas descobrem variações genéticas da depressão

Cientistas descobrem 17 variações genéticas ligadas à depressão Descoberta ajuda a compreender os detalhes do transtorno e deve abrir caminhos para a descoberta de novos tratamentos Por Da redação O estudo foi feito com a análise do genoma de aproximadamente 450.000 pessoas (Thinkstock) Cientistas americanos descobriram 17 variações genéticas que podem aumentar o risco de…

Leia mais