O que é? | Como surgiu? | Indicações | Efeitos Colaterais | Como funciona | Curso do Tratamento | Perspectivas Futuras

O que é Estimulação transcraniana por corrente contínua?

etcc

A Estimulação transcraniana por corrente contínua – ETCC, em inglês Transcranial Direct Current Stimulation — tDCS, é uma técnica de neuroestimulação que utiliza corrente elétrica de baixa intensidade de forma contínua, que é emitida diretamente na área cerebral de interesse por pequenos eletrodos superficiais que são colocados na cabeça do paciente. Muito utilizada no passado, chamada de “polarização”, por criar um fluxo contínuo e de baixa intensidade de um eletrodo a outro polarizando dois pontos (um negativo e outro positivo), a técnica “voltou” ao foco das pesquisas recentemente e tem apresentado resultados animadores no tratamento auxiliar da depressão.

Como surgiu?

Antes mesmo do século 19, foram desenvolvidos vários pesquisas, tais como os de Luigi Galvani e Alessandro Volta, que utilizavam eletricidade em animais e seres humanos. Em seu estudo de 1804, o físico italiano Giovani Aldini demonstrou a melhora significativa no humor de pacientes melancólicos tratados com estimulação por corrente contínua. Após o advento da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr), a ETCC passou a ter maior interesse. A técnica tem efeito semelhante à EMTr, atuando no córtex cerebral. Na década de 60, pesquisas demonstravam que a estimulação elétrica poderia restabelecer o funcionamento do cérebro, por meio da excitabilidade cortical e como a EMTr apresentar eficácia no tratamento da depressão e de outros transtornos. Desta forma, a ETCC também passou a ser testada para finalidade terapêutica. Esses foram os estudos iniciais que levaram a técnica para a cena médica.

Indicações

Eficaz e promissora como tratamento auxiliar em transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade, insônia, fibromialgia entre outros. A técnica foi desenvolvida inicialmente para ajudar pacientes com lesões cerebrais, como derrames. Testes realizados em adultos saudáveis demonstram que ela pode aumentar a performance cognitiva, dependendo da área do cérebro estimulada. Pesquisadores investigam possíveis aplicações ligadas à melhoria de foco e concentração, aumento de habilidades linguísticas e matemáticas, além de resolução de problemas, memória e coordenação. Já foram alcançados efeitos terapêuticos em ensaios clínicos que envolvem doença de Parkinson, zumbido, fibromialgia e déficits motores pós-AVC. A técnica de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua é utilizada em diversos países como Alemanha, Itália, Espanha, Estados Unidos, entre outros. No Brasil, o aparelho de ETCC recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 2014.

Efeitos colaterais

Por se tratar de técnica não invasiva, no geral, a ETCC é bem tolerada pelos pacientes. Em alguns casos, há relatos de leve sensação de desconforto, principalmente nas primeiras sessões, além de dor de cabeça e vermelhidão local passageira após as aplicações.

Como funciona

etcc

A ETCC induz a produção de serotonina, GABA, endorfina e outros neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, sono e dor. Sua aplicação também se relaciona à diminuição de cortisol, um dos hormônios vinculados ao estresse.

Curso do tratamento

O tratamento consiste em sessões diárias de 20 a 30 minutos, e com uma frequência de 2 a 4 semanas, exceto aos fins de semana (o número total de sessões é decidido de acordo com a resposta clínica). As medicações podem ser utilizadas conforme a necessidade e a indicação, havendo relatos de um sinergismo entre ambos.

Perspectivas futuras

São muitos os tratamentos de depressão disponíveis: medicações, Eletroconvulsoterapia, Estimulação Magnética Transcraniana, Estimulação Magnética Brainsway, Estimulação Elétrica Transcraniana. Todos esses tratamentos têm a finalidade de aliviar o sofrimento dos pacientes, e todos abrem caminho para maior compreensão do cérebro. O futuro é bastante promissor, por conta do aperfeiçoamento de técnicas de Convulsoterapia (e.g., Magnetoconvulsoterapia, Estimulação Elétrica Focal), e da própria Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua. Além disso, estão em curso estudos de novas técnicas, como Estimulação do Nervo Vago e Estimulação Cerebral Profunda. Juntas, todas estas técnicas estão abrindo o horizonte de médicos e pacientes para um futuro mais saudável.

Agende uma consulta

Se você quer saber mais sobre os tratamentos do IPAN ou quer ser avaliado por um de nossos especialistas, preencha os campos ao lado e aguarde nosso contato confirmando a disponibilidade do horário escolhido. Muito obrigado.

  • Nome*
  • E-mail*
  • Telefone*
  • Dia*
  • Mês*
  • Ano*
  • Hr.*
  • Min.*