O IPAN está em constante atualização e é focado em pesquisas sobre condições psiquiátricas e estudos acerca de tratamentos para tais transtornos.

Conheça os estudos atualmente realizados por nossa equipe:



162016jun

Eficácia e Segurança da Estimulação Magnética

Eficácia e Segurança da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) no tratamento da depressão refratária O trabalho foi apresentado em uma palestra pela Dr. Moacyr no importante Encontro Internacional de ECT e Neuroestimulação e foi publicado na importante Revista Científica Journal of ECT! International Society for ECT and Neurostimulation (ISEN) 2016 ANNUAL MEETING Sunday, May 15,…

Leia mais
162016jun

Estimulação Magnética Profunda para Depressão

Estimulação Magnética Profunda Brainsway para Depressão Refratária – Relato de Caso O trabalho foi apresentado pela Dra. Marina no importante Encontro Internacional de ECT e Neuroestimulação International Society for ECT and Neurostimulation (ISEN) 2016 ANNUAL MEETING Sunday, May 15, 2016 – Atlanta, Georgia O trabalho foi publicado na importante Revista Científica Journal of ECT! A…

Leia mais
162016jun

Estimulação Magnética para Tabagismo

Estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) para depressão bipolar e tabagismo Objetivo: relato de caso de um paciente portador de depressão bipolar, tratado com Estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) e que abandonou o vício de fumar durante o tratamento.   Resumo do estudo:   Métodos: O paciente de 65 anos, com diagnóstico de depressão bipolar (DSM-IV-R)…

Leia mais
162016jun

Estimulação Magnética para Fibromialgia

Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) para pacientes com Depressão e Fibromialgia Estudo conduzido pelo Dr. Guilherme, em seu trabalho de mestrado na UNIFESP, com orientação do Dr. Moacyr. É um estudo duplo cego utilizando a EMTr em pacientes portadoes de depressão e fibromialgia. Dividido em dois grupos, sem que saibam de qual farão parte, os…

Leia mais
92015mar

Estimulação Magnética para Dependência de Cocaína

Os efeitos da EMTr (estimulação magnética transcraniana repetitiva) em pacientes com depressão e dependentes de cocaína Objetivo: Avaliar os efeitos da Estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) no tratamento de pacientes com depressão em comorbidade com dependência de cocaína. Resumo: A EMTr já é uma ferramenta muito útil para o tratamento da depressão. A eficácia para…

Leia mais
52015mar

Estimulação Magnética para Esquizofrenia

Esperança na Esquizofrenia, Vozes de Comando e uso da EMT  Recentemente, o CFM (Conselho Federal de Medicina), aprovou o uso da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) para depressão e esquizofrenia. Abaixo, descrevemos um caso que obteve sucesso com o uso da EMTr para esquizofrenia. Saiba mais sobre EMTr AQUI! Pedro* tem 27 anos e convive com…

Leia mais
42015mar

Eletroconvulsoterapia

Titulação do limiar convulsivo na Eletroconvulsoterapia Atualmente a titulação  da carga usada na sessão de Eletroconvulsoterapia – ECT é feita com uma corrente de 0,8 miliamperes, serão comparados os resultados fazendo titulações com 0,5, 0,6, 0,7 e 0,8 mA. O objetivo é demonstrar que tratamento pode ser realizado com uma corrente menor do que a…

Leia mais
32015mar

Estimulação Magnética para Transtorno do Pânico

Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) para pacientes com transtorno do pânico Estudo duplo cego utilizando a EMTr em pacientes com transtorno do pânico. Dividido em dois grupos, sem que saibam de qual farão parte, os pacientes de um grupo receberão o tratamento real com EMTr e o outro grupo receberá tratamento placebo com bobina inativa….

Leia mais
22015mar

Remissão de Depressão com Estimulação Magnética

Caso que será levado pela equipe do IPAN ao XXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, a ser realizado em São Paulo no Transamérica Expo Center de 04 a 07 de novembro de 2009. Remissão de Depressão e Doença de Crohn com Estimulação Magnética Transcraniana de repetição (EMTr) Id: E.M.G., 38 anos, branca, solteira, superior completo, empresária, católica….

Leia mais
12015mar

Localização de eletrodos na Eletroconvusloterapia

Localização frontomedial de eletrodos na Eletroconvusloterapia – ECT: relato de caso Trabalho apresentado pela equipe IPAN no XXXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria que acontece em Curitiba, 23 a 26 de outubro, 2013. Discussão:  Esta nova localização está baseada na ideia de que a desregulação em circuitos corticolimbicos está implicada na fisiopatologia da depressão. Este posicionamento acima do násio…

Leia mais