162016jun

Estimulação Magnética Profunda Brainsway para Depressão Refratária – Relato de Caso

foto 2O trabalho foi apresentado pela Dra. Marina no importante Encontro Internacional de ECT e Neuroestimulação

International Society for ECT and Neurostimulation (ISEN)
2016 ANNUAL MEETING
Sunday, May 15, 2016 – Atlanta, Georgia

O trabalho foi publicado na importante Revista Científica Journal of ECT!


A ECT é o tratamento mais indicado para casos de depressão refratária. Embora a EMTr clássica, tenha uma eficácia inferior à ECT, ela também está bem indicada para casos refratários por ter poucos efeitos colaterais e eficácia comprovada. A Estimulação Magnética Profunda pode ser uma boa opção terapêutica, por ser uma estimulação mais profunda e difusa, apesar de ter mais risco de indução de convulsões acidentais.

Objetivo: relatar um caso de depressão refratária ao tratamento com medicamentos, Eletroconvulsoterapia (ECT) e Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) clássica. Houve melhora dos sintomas depressivos com a Estimulação Magnética Profunda.


Métodos: Paciente com diagnóstico de depressão recorrente e refratária, foi tratada com ECT ( 20 sessões) e EMTr clássica (15 sessões) e apresentou pouco beneficio em ambos os tratamentos. Foi então, submetida ao tratamento com 20 sessões de Estimulação Magnética Profunda. As sessões foram diárias, aplicadas no córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo, intensidade: 120% do limiar motor; frequência: 18 Hz, durante 02 segundos, intervalo de 20 segundos, com duração de 20 minutos, número de pulsos por sessão de 1980.


Resultados: Após 20 sessões de Estimulação Magnética Profunda, houve melhora dos sintomas depressivos, embora sem remissão. Paciente foi capaz de retornar ao seu trabalho e o tratamento de manutenção foi iniciado.


Conclusão: a Estimulação Magnética Profunda foi muito eficaz para o tratamento da depressão refratária nesse paciente. 

Perspectivas futuras: A EMTr clássica e a ECT já são tratamentos consagrados para a depressão. A Estimulação Magnética Profunda tem se mostrado uma ferramenta muito útil para o tratamento de casos refratários.

Saiba mais sobre Estimulação Magnética Profunda AQUI!