92015mar

Os efeitos da EMTr (estimulação magnética transcraniana repetitiva) em pacientes com depressão e dependentes de cocaína

Objetivo: Avaliar os efeitos da Estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) no tratamento de pacientes com depressão em comorbidade com dependência de cocaína.

Resumo: A EMTr já é uma ferramenta muito útil para o tratamento da depressão. A eficácia para outras doenças está sob intensa investigação. A dependência de drogas é frequentemente associada com a depressão e seu tratamento envolve uma combinação de medicamentos, psicoterapia, readaptação social. A EMTr está sendo pesquisada como um meio de reduzir o desejo entre os usuários de drogas. Assim, A EMTr pode ser útil para depressão e dependência de cocaína.

Métodos: Os pacientes com depressão (DSM-IV-R) e dependência de cocaína foram incluídos e receberam sessões diárias de EMTr no córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo (ponto de F3 do sistema 10/20 EEG; intensidade: 100% do limiar motor; Frequência: 10 Hz, durante 10 segundos, intervalo de 20 segundo, número de pulsos por sessão de 6.000. Utilizou-se um estimulador neuro-MS.

Resultados: Onze pacientes foram incluídos. Eles receberam uma média de 13 (DP: 4) sessões de EMTr. Todos eram homens (média de idade: 33,3 DP: 7,4 anos). A média de Inventário Beck de escores de depressão foram 29,2 (DP: 5,2) na linha de base e 6,2 (DP: 5,6) no final do tratamento. Fissura foi aliviada em todos os pacientes durante o decurso do tratamento.

Conclusão: A EMTr foi muito eficaz para o tratamento de depressão e dependência de cocaína nesta população. Isso pode ser devido a um efeito sinérgico de ambos os sintomas depressivos e, possivelmente, um efeito direto sobre os sintomas de abstinência.

O trabalho foi apresentado no Encontro Internacional intitulado International Society for ECT and Neurostimulation (ISEN) e publicado na importante Revista Científica Journal of ECT (September, 2014, V. 30 N.03).
2014 ANNUAL MEETING
Sunday, May 4, 2014 – New York, New York, USA

Saiba mais sobre EMTr AQUI!