Aqui no IPAN o seu tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana é realizado por um médico psiquiatra


A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um tratamento reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), resolução número: 1.986/2012 e o aparelho de EMT está registrado na ANVISA, registro número: 80342230003.

Confira a resolução completa do CFM Aqui!

Confira o registro da ANVISA Aqui!

O reconhecimento pelo CFM foi um marco importante na indicação da Estimulação Magnética Transcraniana para tratamento da depressão unipolar/bipolar e da esquizofrenia (nas alucinações auditivas). A resolução do CFM determina que as sessões de EMT sejam realizadas somente por médicos, alertando a população para estar atenta às clínicas que não seguem essa diretriz.

No IPAN somente médicos psiquiatras especializados na técnica aplicam as sessões de EMT. Os médicos do IPAN são formados nas principais Universidades do Brasil (USP, UNIFESP) e do exterior (Harvard, Columbia e Duke). São autores de dois livros: Fundamentos da Eletroconvulsoterapia (Artmed) e Guia Básico de Estimulação Magnética Transcraniana em Psiquiatria (Sarvier). Defenderam as primeiras Teses de Mestrado e Doutorado da América Latina neste assunto. Escreveram inúmeros capítulos de livros e artigos científicos. Ministram aulas em congressos e Universidades e são considerados médicos e pesquisadores com reconhecimento e prêmios acadêmicos nacionais e internacionais.

psiquiatras ipan tratamento da depressao