A equipe do IPAN – Instituto de Psiquiatria Avançada e Neuromodulação é dedicada a pesquisas na área de Psiquiatria. Confira abaixo um resumo de alguns dos mais de 30 artigos publicados e teses apresentadas pelos psiquiatras e diretores do IPAN: Dr. Moacyr Alexandro Rosa e Dra. Marina Odebrecht Rosa (clique aqui para acessar os perfis dos médicos). As teses e artigos trazem informações relevantes sobre as técnicas pesquisadas pelos profissionais: EMT (Estimulação Magnética Transcraniana) e ECT (Eletroconvulsoterapia). Abaixo de cada resumo está o link para o trabalho na íntegra.



282017abr
Dr. Moacyr, participa da elaboração das Diretrizes da Eletroconvulsoterapia

Dr. Moacyr, participa da elaboração das Diretrizes da Eletroconvulsoterapia

Dr. Moacyr Alexandro Rosa, psiquiatra e diretor do IPAN, teve participação na elaboração das Diretrizes da prática da Eletroconvulsoterapia no Brasil, publicada pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria. “A eletroconvulsoterapia (ECT) é o tratamento somático mais antigo dentre os ainda utilizados na prática psiquiátrica atual e também o mais controverso. A ECT…

Leia Mais
32017abr
Depressão: a doença que afeta o humor

Depressão: a doença que afeta o humor

A depressão é o transtorno psiquiátrico mais predominante ao longo da vida (até 27%), e que acomete pessoas de todas as idades: crianças, jovens, adultos e idosos. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, é uma das principais causas de invalidez no mundo, afetando cerca de 350 milhões de pessoas. Com o objetivo de…

Leia Mais
232013mar

A teoria de Meduna estava realmente errada?

Dr. Moacyr escreveu uma carta aos editores sobre a teoria de Meduna. Was Meduna’s theory really wrong? Alguns tratamentos em psiquiatria foram descobertos e desenvolvidos com base em experimentos do passado. Os efeitos terapêuticos dos primeiros medicamentos antidepressivos e antipsicóticos, por exemplo, foram observados ao acaso. Em contraste, a terapia convulsiva foi desenvolvido em Budapeste…

Leia mais
122012mar

Estimulação Magnética bilateral

Estimulação Magnética bilateral e simultânea com alta e baixa frequência em paciente com depressão e doença de Crohn O relato é sobre o uso da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva aplicada bilateral e simultaneamente, com alta e baixa frequência (10Hz e 1HZ), em paciente com depressão grave e doença de Crohn. O tratamento foi bem tolerado,…

Leia mais
122011jan

Segurança cardiovascular do método da titulação do limiar convulsivo na Eletroconvulsoterapia (ECT)

Trata-se de um estudo retrospectivo sobre  a segurança cardiovascular do método da titulação do limiar convulsivo na Eletroconvulsoterapia (ECT). Este método demonstrou ser extremamente seguro e benéfico aos pacientes. Artigo referente a Tese de Mestrado do Dr. Celso Bueno, aluno do Dr. Moacyr Rosa. “Cardiovascular safety of the method of limits titration procedure for electroconvulsive therapy…

Leia mais
122010jun

Estratégias de neuromodulação para o tratamento da depressão maior: desafios e recomendações de uma força-tarefa

O uso de técnicas de neuromodulação para o tratamento do transtorno depressivo maior (TDM) tem despertado um renovado interesse nos últimos anos com o desenvolvimento de outras intervenções não-farmacólogicas além da eletroconvulsoterapia (ECT), como a estimulação magnética transcraniana (EMT), a estimulação transcraniana por corrente continua (ETCC), a estimulação cerebral profunda (DBS) e a estimulação de…

Leia mais
122010jun

Not “Au Revoir” But “Merci Beaucoup”

Dr. Moacyr Rosa, fundador do IPAN, escreveu uma carta ao editor do Jornal de ECT a respeito da mudança do nome da Associação de Eletroconvulsoterapia (“Association for Convulsive Therapy – ACT”) para Sociedade Internacional de Neuroestimulação (“International Society for Neurostimulation – ISN”). Moacyr Alexandro Rosa. Journal of ECT: June 2010 – Volume 26 – Issue…

Leia mais
122009nov

Titulação do limiar convulsígeno e segurança cardiovascular

Tese de mestrado apresentada pelo aluno do Dr. Moacyr Rosa, Dr. Celso Bueno, na Universidade de São Paulo (USP). A Eletroconvulsoterapia (ECT) é o tratamento biológico mais eficaz para quadros depressivos. Os estudos de seus aspectos técnicos são fundamentais tanto para compreensão dos mecanismos da ECT quanto para maximizar a eficácia e minimizar seus efeitos…

Leia mais
12009maio

Eletroconvulsoterapia hoje: aspectos atuais do tratamento na depressão maior

O Dr. Moacyr participa deste artigo, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, que discute  a eletroconvulsoterapia (ECT) no tratamento da depressão maior e os aspectos atuais relativos à prática. RESUMO OBJETIVO: A eficácia da eletroconvulsoterapia em tratar sintomas depressivos está estabelecida por meio de inúmeros estudos desenvolvidos durante as últimas décadas. A eletroconvulsoterapia é o…

Leia mais
122008dez

Eletroconvulsoterapia e inibidores da monoaminoxidase

Dr. Moacyr Rosa participou desta carta aos editores, publicada na Revista Brasileira de Psiquiatria, que descreve os efeitos benéficos e a segurança da eletroconvulsoterapia (ECT) associada aos antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAO), especificamente a Tranilcipromina (Parnate). Eletroconvulsoterapia e inibidores da monoaminoxidase. Ribeiro RB, Moacyr Alexandro Rosa, et al. “Electroconvulsive therapy and monoamine oxidase inhibitors”. Rev….

Leia mais
282008abr

Recuperação pós-eletroconvulsoterapia: comparação entre anestésicos

Dr. Moacyr e Dra. Marina publicaram artigo sobre a recuperação dos pacientes após tratamento com eletroconvulsoterapia (ECT). O material foi publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria. Recuperação pós-eletroconvulsoterapia: comparação entre propofol, etomidato e tiopental.  OBJETIVOS: Comparar o tempo de recuperação dos pacientes após eletroconvulsoterapia avaliada com a escala de recuperação pós-anestésica de Aldrete e Kroulik, utilizando…

Leia mais
122008mar

Eletroconvulsoterapia na atualidade e na Santa Casa de São Paulo

Eletroconvulsoterapia na atualidade e na Santa Casa de São Paulo O Dr. Moacyr Rosa, fundador do IPAN, publicou artigo sobre a evolução do serviço de eletroconvulsoterapia (ECT) na Santa Casa de São Paulo. Moacyr Alexandro Rosa. “Eletroconvulsoterapia na atualidade e na Santa Casa de São Paulo”. Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências…

Leia mais