122006dez

Neste artigo os diretores do IPAN, Dr. Moacyr e Dra. Marina Rosa, escrevem a respeito de um estudo realizado sobre a eficácia da eletroconvulsoterapia (ECT) unilateral direita com titulação da carga e com carga alta.

A colocação correta de eletrodos na ECT unilateral é uma importante evolução da técnica, pois preserva a cognição. No entanto, a melhor maneira de determinar a carga a ser dada a cada paciente ainda é controversa. Apresentamos um estudo aberto sobre o uso da ECT unilateral direita, utilizando a técnica do método do limiar e aplicando a carga 6 vezes do limiar convulsivo. Dos 30 pacientes, houve uma taxa de resposta / remissão de 53,33%, medida pela Escala Hamilton de Depressão, após uma média de 8 sessões. Metade dos pacientes que não responderam (n = 7), receberam ECT bilateral subsequente e com melhora de 4 pacientes. Os dados sugerem que é uma boa prática iniciar o tratamento com ECT unilateral e, se não houver resposta, pode-se mudar para a ECT bilateral.

Moacyr Alexandro Rosa, Marina Odebrecht Rosa, et al. Open trial on the efficacy of right unilateral electroconvulsive therapy with titration and high charge. J ECT. 2006 Dec;22 (4): 237-9.

Saiba mais sobre ECT AQUI!