212011out

livros ipan Equipe IPAN contribui com o primeiro livro brasileiro sobre Neuroestimulação

Lançado o primeiro livro brasileiro sobre técnicas de Neuroestimulação.

A equipe do IPAN tem a honra de ter contribuído com o primeiro livro brasileiro lançado sobre técnicas de Neuroestimulação.

Saiba mais sobre técnicas de Neuroestimulação AQUI!

Este livro surgiu do pedido de alunos e participantes de simpósios de neuromodulação não invasiva, pois havia necessidade de uma ferramenta inicial para o aprendizado dessa área de conhecimento que mescla ciências biomédicas básicas e aplicadas. Há 10 anos não seria possível conceber um livro de neuromodulação com foco em estimulação cerebral não invasiva.

Dra. Marina, Dr. Moacyr e Dr. Guilherme escreveram sobre o uso da estimulação magnética transcraniana (EMTr) na Esquizofrenia no capítulo entitulado “Uso da Neuromodulação na Esquizofrenia”.

“Esquizofrenia é um transtorno mental prevalente e incapacitante, que se manifesta com diferentes sintomas, classificados em positivos (delírios e alucinações), negativos (anedonia, isolamento, falta de iniciativa, embotamento) e gerais (desorganização).
Muitos pacientes são refratários ao tratamento medicamentoso. Nestes a estimulação magnética transcraniana pode apresentar benefício sintomático.
Frequências inibitórias (1 Hz) aplicadas no córtex têmporo-parietal esquerdo parecem aliviar alucinações auditivas, enquanto que frequências excitatórias (> 1 Hz) aplicadas no córtex prefrontal dorso lateral podem ter um efeito em sintomas negativos”.

“NEUROMODULAÇÃO TERAPÊUTICA – PRINCÍPIOS E AVANÇOS DA ESTIMULAÇÃO CEREBRAL NÃO INVASIVA EM NEUROLOGIA
Fregni, Felipe/ Boggio, Paulo Sérgio/ Brunoni, André Russowsky”.

Vejam Aqui o link sobre o livro