242014set
Lançamento do livro Fundamentos da Eletroconvulsoterapia

Lançado neste mês, Fundamentos da Eletroconvulsoterapia é um livro de interesse para diversos profissionais da área. Nele, o Dr. Moacyr Alexandro Rosa e a Dra. Marina Odebrecht Rosa, abordam de maneira clara e didática desde a história da eletroconvulsoterapia até seus diversos aspectos técnicos.

A Eletroconvulsoterapia é um tema complexo e que envolve em sua história estigmas e preconceitos que perduram até os dias de hoje. Mesmo com a evolução clínica e tecnológica ainda são encontradas diversas barreiras e confusões sobre sua aplicação e benefícios.

No livro, os doutores explicam sobre a evolução do tratamento, procedimentos na aplicação, frequência, intensidade, efeitos colaterais, riscos e benefícios. São informações objetivas sobre os processos, indicações e riscos, anestesia e efeitos na qualidade de vida dos pacientes.

Esta já é a sétima publicação dos fundadores do IPAN, entre outros títulos estão: Indicação e Prática da Eletroconvulsoterapia (Editora Lemos Editorial & Gráficos), Eletroconvulsoterapia (Editora Vetor) e Guia Básico de Estimulação Magnética em Psiquiatria (Editora Sarvier).

Comentário do presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva:

Os autores conseguiram, com a participação de um valoroso grupo de colaboradores, editar uma obra organizada, didática, esclarecedora, técnica e prática. Dividido em 10 capítulos, o livro conta com uma equipe de especialistas com anos de pesquisa e prática, e aborda desde as bases históricas até os benefícios na qualidade de vida do paciente após a ECT, passando pelos fundamentos técnicos, pelas indicações e contraindicações. Esta obra é, hoje, sem dúvida alguma, a mais atualizada sobre o tema editada em língua portuguesa e vem preencher um importantíssimo espaço, até hoje vazio, em nossa literatura médica.

O lançamento oficial será no XXXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, dia 17 de outubro de 2014, sexta-feira, das 16h às 16:30, no intervalo entre as palestras da tarde, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – DF.

Fundamentos da Eletroconvulsoterapia foi lançado pela Editora Artmed, www.grupoa.com.br