142014abr
Respire Fundo!

Você sabia que o estresse pode alterar desde o seu sono até o ciclo menstrual?

Neste infográfico da Revista Corpo a Corpo, edição de abril/14, o Dr. Moacyr Alexandro Rosa explica as mudanças que podem ocorrer em seu organismo durante o estresse.

O CORPO FALA!

O estresse libera algumas substâncias (adrenalina, noradrenalina e cortisol) que mexem com o organismo. Quando o quadro se estende por algum tempo podem surgir sintomas e doenças relacionados a fadiga. Moacyr Alexandro Rosa, diretor do IPAN – Instituto de Psiquiatria Avançada e Neuromodulação (SP), mostra como identificá-los.

Insônia

O Cortisol em concentrações adequadas ajuda a regular o ciclo circadiano (relógio biológico).
– O Que fazer durma sempre no mesmo horário, evite bebidas estimulantes á noite, como o café, e procure relaxar, evitando pensar nos problemas quando for deitar.

Gordura localizada na Barriga

O aumento de apetite é quase que instantâneo em situações de “ perigo”. A vontade por alimentos gordurosos e calóricos aumenta muito.
O que Fazer siga uma dieta saudável e controlada e evite a todo custo comer fora dos horários previstos para as refeições.

Gripes

A imunidade diminui e o corpo perde capacidade de regular a resposta ás agressões.
– O que fazer consuma muitas frutas cítrica, descanse o máximo possível e pratique exercícios com regularidade.

Queda de Cabelo

Estudos recentes indicam que o cortisol reduz a proliferação celular na raiz dos fios, ou seja, eles crescem menos e mais lentamente.
– O que fazer consultar um dermatologista é o primeiro passo. Mas você pode aumentar sua quantidade de ferro, Ômega-3 e vitamina B12 ingerindo brócolis e salmão. Por exemplo.

Síndrome do Intestino irritável

Acredita-se que o estresse pode agravá-lo. O cólon é conectado ao cérebro por nervos, que ficam ativos em momentos de tensão, fazendo que o órgão se contraia mais.
– O que fazer aposte em uma alimentação rica em fibras. Isso vai estimular os movimentos peristálticos, ajudando na digestão.

Alterações na Menstruação

O hormônio do estresse age na testosterona e influencia no ciclo menstrual.
– O Que fazer tente ficar mais calma possível para reduzir as alterações. Vale também conversar com seu médico que pode indicar um anticoncepcional para reequilibrar o organismo.

Karine César. Confira o exemplar nas bancas, Revista Corpo a Corpo, edição de abril/14