Tumor Cerebral

O que é tumor cerebral?

(Escrito por Neurocirurgião em Caruaru – Dr. Felipe Fernandes MED-BR)

Um tumor cerebral é uma massa ou crescimento de células anormais no cérebro, que se dividem em muitos tipos diferentes de tumores. Por exemplo, há tumores cerebrais que não são cancerosos (benignos) e outros que são cancerosos (malignos). Os tumores cerebrais podem iniciar no próprio cérebro (tumores cerebrais primários), ou pode começar em outras partes do corpo e se espalhar para o cérebro (tumores cerebrais secundários ou metastáticos)

Tipos de tumor cerebral

  1. Primários. Os primários se originam no próprio cérebro ou em tecidos próximos a ele, como nas membranas que cobrem o cérebro (meninges), nervos cranianos, glândula pituitária ou glândula pineal. Os tumores cerebrais primários começam quando as células normais adquirem erros (mutações) em seu DNA, permitindo que as células cresçam e se dividam em taxas crescentes e continuem a viver quando as células saudáveis morrem. O resultado disso é uma massa de células anormais, que formam um tumor.
  2. Secundários. Os secundários, nos quais o câncer começa em outro lugar e se espalha para o cérebro, ocorrem com mais frequência em pessoas com histórico de câncer. Mas, em casos raros, um tumor cerebral metastático pode ser o primeiro sinal de câncer que começou em outra parte do corpo. Os tumores mais comuns que se direcionam para o cérebro são o câncer de mama, rins, pulmão, colo e pele. Em adultos, os tumores cerebrais primários são muito menos comuns do que os tumores cerebrais secundários.

Diagnóstico

Se houver suspeita de que você tenha um tumor cerebral, seu médico pode recomendar uma série de exames:

  1. Exames neurológicos. Um exame neurológico pode incluir, entre outras coisas, verificação de visão, audição, equilíbrio, coordenação, força e reflexos. A dificuldade em uma ou mais áreas pode fornecer pistas sobre a parte do cérebro que pode ser afetada por um tumor cerebral.
  2. Exames de diagnostico por imagem. A ressonância magnética normalmente é usada para diagnosticar tumores cerebrais. Em alguns casos, será necessário fazer ressonância com contraste para melhor visualização por parte do neurocirurgião.
  3. Exames para determinar a origem do câncer.
  4. Biópsia para determinar se é cancerosa ou benigna.

Sintomas mais frequentes

Os sintomas que podem ser percebidos pelo tumor incluem:

  • dores de cabeça que gradualmente se tornam mais frequentes e mais graves (mudança no padrão das dores)
  • náusea ou vômito inexplicável
  • problemas de visão (como visão turva, visão dupla ou perda de visão periférica)
  • perda gradual de sensação ou movimento em um braço ou perna
  • dificuldade de equilíbrio
  • convulsões (especialmente em alguém que não tem histórico de convulsões)
  • problemas de audição.

Evolução e Tratamento

A rapidez com que um tumor cerebral cresce também pode variar muito, e essa taxa de crescimento e sua localização determinam como ele afetará o funcionamento do sistema nervoso.
As opções de tratamento de tumor cerebral dependem do tipo de tumor cerebral, bem como de seu tamanho e localização, sendo altamente necessário acompanhamento com um médico neurocirurgião, principalmente em caso de histórico na família de tumores no sistema nervoso central e/ou câncer.
(editor de saúde e medicina – marketing médico MED-BR)

O post “O que é tumor cerebral” apareceu primeiro em Notícias, Dicas e Atualidades.