162014out
Como otimizar a estimulação magnética?

“Desafios e potencialidades das novas técnicas de Neuromodulação. Neuronavegar é preciso? Como otimizar a localização do alvo para uma melhor resposta clínica com a Estimulação Magnética Transcraniana” – palestra do Dr. Moacyr.

XXXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria
Local e data: Brasília, 16/10/2014 – 14h – 16h 

O tema da palestra do Dr. Moacyr é sobre “Neuronavegar é preciso? Como otimizar a localização do alvo para uma melhor resposta clínica com a Estimulação Magnética Transcraniana.

image

O uso de técnicas de Neuromodulação, tanto novas como a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), bem como antigas como a Eletroconvulsoterapia (ECT) fazem parte do arsenal terapêutico dos psiquiatras da atualidade.

Sua utilização, porém, suscita desafios em diferentes campos. No aspecto ético, sua utilização deve se restringir àquelas indicações em que haja evidência científica de benefício, baseada no consenso de especialistas.

image

Contudo, situações especiais devem ser analisadas individualmente, como o chamado uso humanitário em casos nos quais não existe outra opção terapêutica e os benefícios, ainda que pequenos, podem ser importantes.

Também no aspecto ético, é preciso cautela na propaganda e no relacionamento com a mídia, sempre interessada em novidades, mas sem preparo científico para julgar estudos em andamento ou resultados e implicações de estudos finalizados.

image

Por outro lado, existe uma clara necessidade de se otimizar as taxas de eficácia destas técnicas, especialmente da EMT e uma das possibilidades é a melhora pode consistir em melhorar a determinação do alvo cerebral a ser estimulado.

image

Técnicas de neuronavegação podem ser extremamente úteis para esta finalidade. Sua importância e a possibilidade de sua incorporação na prática clínica será discutida.