182014out
Novas perspectivas terapêuticas para a depressão

Dr. Moacyr fala sobre “Novas perspectivas terapêuticas para a depressão. Novas técnicas de Estimulação Cerebral para o tratamento da depressão: verdades e mitos”

XXXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria
Local e data: Brasília, Sábado- 18/10/2014 – 11h30min – 13h30min

image


Saiba mais sobre Tratamento de Depressão AQUI!

Várias técnicas de Estimulação Cerebral vêm sendo testadas para o tratamento da depressão. A Eletroconvulsoterapia é a mais antiga e consagrada, sendo a fonte de inspiração para as mais modernas, enquanto que a Estimulação Magnética Transcraniana é a que foi mais recentemente aprovada para este fim.


image

Outras modalidades de Estimulação tem sido intensamente estudadas com resultados promissores, mas ainda não suficientes para o seu uso na prática clínica diária.
As modalidades incluem técnicas menos invasivas como a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua e a Estimulação Elétrica Transcraniana (corrente alternada) com baixa amperagem, e técnicas mais invasivas como a Estimulação Cerebral Profunda, na qual eletrodos são inseridos diretamente no tecido cerebral e acionados por um gerador posicionado no subcutâneo.


image

Por fim, novas formas de convulsoterapias como a Estimulação Magnética Transcraniana Convulsiva e a Convulsoterapia Elétrica Focal também são variantes em uso experimental.
Serão expostas as técnicas bem como as taxas de eficácia, os efeitos colaterais e riscos e os supostos mecanismos de ação de cada uma delas.

Outros Subtemas e Relatores:
As drogas glutamatérgicas como antidepressivos – Alexandre Duarte Gigante (SP)
Exercício físico e depressão – Karla Mathias de Almeida (SP)
Anti-inflamatórios, anti-oxidantes e neuroprotetores no tratamento da depressão – Elisa Macedo Brietzke (SP)