172010jun
Neuroestimulação para tratamento da depressão
Dr. Moacyr recebe prêmio

Dr. Moacyr recebe prêmio

Prêmio Jovem Pesquisador – NCDEU 2010 (New Investigator Award)

Dr. Moacyr Alexandro Rosa, fundador do IPAN, teve a honra de ser escolhido, entre mais de 1200 candidatos, para receber o importante prêmio internacional de melhor Jovem Pesquisador.





A Premiação aconteceu na cidade de Boca Raton – Florida (USA), no dia 17 de Junho de 2010.


Sobre o Prêmio:

O trabalho premiado foi realizado na Universidade de Columbia e estudou a Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) Theta-Burst, que é uma técnica que utiliza frequências acasaladas (por ex: 50Hz com 5Hz) de maneira similar ao ritmo cerebral. Desta forma, a EMTr por Theta-Burst desencadeia excitabilidade cortical com maior facilidade. A pesquisa analisou o uso desta técnica no tratamento da depressão, sua eficácia, segurança e mecanismo de ação.

Título do trabalho: Estimulação Theta-Burst para o tratamento da depressão: eficácia, segurança e mecanismos (“Theta-Burst Stimulation for the treatment of depression: efficacy, safety and mechanisms”).

A NCDEU (do inglês, New Clinical Drug Evaluation Unit) é um encontro científico focado no que há de mais atual em metodologia e desenvolvimento de pesquisas clínicas. O encontro reúne mais de 1200 pesquisadores, incluindo aqueles que concorrem ao “Prêmio Jovem Pesquisador”. O programa NCDEU inclui apresentações e informações do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH), da Sociedade Americana de Psicofarmacologia Clínica (ASCP) e da Food and Drug Administration (FDA).