152010dez

Aluno do Dr. Moacyr Rosa defende Tese de Mestrado na USP

tese aluno moacyr usp ipanA Tese foi realizada no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq/FMUSP) e estudou a segurança cardiovascular do método da titulação do limiar convulsivo na Eletroconvulsoterapia (ECT). Esta pesquisa retrospectiva foi publicada na importante revista internacional “Brain Stimulation”.

A Eletroconvulsoterapia (ECT) é um tratamento eficaz para quadros depressivos e o objetivo foi pesquisar a segurança cardiovascular com a titulação do limiar convulsivo na ECT. O estudo concluiu que a titulação pode ser uma estratégia segura, mais precisa e a baixa incidência de complicações reforça-o como um método de escolha.

Tese: 

 Autor: Bueno, Celso Ricardo. Orientador: Rosa, Moacyr Alexandro. Titulação do limiar convulsígeno e segurança cardiovascular. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq/FMUSP), São Paulo, 2009.

Artigo publicado da Tese:

“Cardiovascular safety of the method of limits titration procedure for electroconvulsive therapy dosing: a retrospective study”. Bueno CR, Marina Odebrecht Rosa, Rumi DO, Ribeiro RB, Moacyr Alexandro Rosa. Article in press, Brain Stimulation 2010.