toc transtorno obsessivo compulsivo

Quando hábitos do dia a dia, quaisquer que sejam, deixam de ser saudáveis e passam a ser uma obrigação, ocupando grande parte do pensamento e dos afazeres diários, tornando-se praticamente uma obsessão ou compulsão, cuidado: pode ser um sinal de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

O transtorno é complexo, nele está presente a ansiedade e as alterações do pensamento e do comportamento. Suas características principais são os pensamentos repetitivos e intrusivos (obsessões), e as ações que devem ser realizadas por mais ilógicas que pareçam para o paciente (compulsões). Os sintomas não necessariamente apresentam-se juntamente, pode haver predomínio das obsessões ou das compulsões.

Em geral, as obsessões ou ruminações obsessivas são pensamentos com conteúdo ilógico, dos quais o paciente não consegue se livrar. Os exemplos mais comuns são os ligados a dúvidas, como: “fechei a porta?”, “desliguei o gás?”, sendo que os conteúdos podem ser variáveis. Já as compulsões caracterizam-se por ações, como: checar inúmeras vezes se a porta está ou não fechada, ou repetir várias vezes o ato de lavar as mãos. As ações, em geral, são direcionadas pelas obsessões.

Aqui no IPAN o tratamento é conduzido por um médico psiquiatra que, comumente, faz uso de medicamentos (principalmente antidepressivos e ansiolíticos, sendo que, por vezes, pode indicar também antipsicóticos). Outro suporte extremamente importante é a psicoterapia focada em técnicas comportamentais, que tendem a ser as mais eficazes.

Se você precisa lidar melhor com obsessões ou compulsões, ou conhece alguém que precisa de ajuda, marque uma consulta com a gente. Juntos é mais fácil encarar de frente o desafio de vencer o transtorno.

Agende uma consulta

Se você quer saber mais sobre os tratamentos do IPAN ou quer ser avaliado por um de nossos especialistas, entre em contato para agendar uma consulta.
Tel.: (11) 5083-0342
(11) 9-9614-1537

Muito obrigado!

Localização

Rua Vergueiro, 1855 – Cj 46 – Vila Mariana – São Paulo – SP