Caro jornalista,

O IPAN – Instituto de Psiquiatria Avançada e Neuromodulação reúne um grupo de profissionais comprometidos em oferecer o melhor atendimento aos pacientes com condições psiquiátricas. Para isso, dedicam-se intensamente a pesquisas nesta área. Os profissionais que compõem o IPAN estão dispostos a atendê-lo pois valorizam a disseminação de informações e conhecimento por meio da imprensa. Os médicos podem ser fontes em matérias que abordem transtornos psiquiátricos e os avanços em seus tratamentos, como as técnicas de ECT (Eletroconvulsoterapia), EMTr (Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva), Tratamento com Cetamina e outras técnicas.

O contato para profissionais da imprensa é 11 5083 0342 ou 11 9-9614-1537

Obrigada,
Equipe IPAN

Conheça a lista dos artigos e teses produzidos pela equipe do IPAN.

Confira abaixo as principais contribuições do IPAN na mídia:

Imprensa

202019maio

Eletroconvulsoterapia – ECT

Eletroconvulsoterapia | Entrevista Márcia de Macedo Soares é médica psiquiatra e trabalha no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo 22 de outubro de 2012 Revisado em 10 de maio de 2019 A eletroconvulsoterapia tem uma história repleta de tragédias e maus usos. Estudos mais recentes, entretanto, apontam que ela…

Read More
152019maio
As melhores práticas da Eletroconvulsoterapia

As melhores práticas da Eletroconvulsoterapia

Dr. Moacyr Alexandro Rosa, diretor do IPAN, ministra palestra no XXXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. A Palestra fala sobre o uso da Anestesia em eletroconvulsoterapia (ECT): do choque a seco ao tratamento otimizado! A Eletroconvulsoterapia (ECT) é um tratamento indicado para casos de depressão, principalmente quando as medicações não surtiram efeito ou quando há excesso…

Read More
132019maio

Sintomas de depressão: por que a versão atípica da doença é tão perigosa

Chamada clinicamente de depressão atípica, ela é difícil de identificar exatamente porque os sintomas estão frequentemente mascarados por falsas demonstrações de felicidade. BBC NEWS BRASIL Chamada clinicamente de depressão atípica, ela é difícil de identificar exatamente porque os sintomas estão frequentemente mascarados por falsas demonstrações de felicidade Getty Images Costumamos pensar que um sorriso é…

Read More
132019maio

Mulheres são mais suscetíveis a depressão

Assim como Miss Ilhéus, mulheres são mais suscetíveis a depressão Gabriela Viegas, 27, morreu no sábado (4); amigos relataram nas redes sociais que ela sofria de depressão e a suspeita é que teria cometido suicídio Amigos relatam que Gabriela Viegas, Miss Ilhéus 2018, sofria de depressão A depressão acomete três vezes mais mulheres que homens,…

Read More
82019maio

Esquizofrenia: tratamento de ação prolongada é aprovado pela Anvisa

A nova versão do palmitato de paliperidona tem posologia trimestral, ou seja, o paciente só vai precisar aplicar a injeção a cada três meses Por Redação Esquizofrenia: Transtorno está relacionado à perda de contato com a realidade, alucinações e delírios Um medicamento de ação prolongada contra a esquizofrenia acaba de ser aprovado pela Anvisa. O…

Read More
242019mar

Pedro Bial relata luta contra depressão!

O jornalista e escritor Pedro Bial decidiu abrir o jogo sobre a depressão que enfrentou na virada do milênio, em uma fase crítica que durou cerca de seis meses. A confissão chega como um alerta para a importância de se discutir saúde mental. Ele ressaltou que o transtorno não é frescura, e ainda revelou se…

Read More
82019mar
IPAN no M de Mulher – Eletrochoques: eles voltaram, mas não como antigamente.

IPAN no M de Mulher – Eletrochoques: eles voltaram, mas não como antigamente.

A técnica é a chamada eletroconvulsoterapia, praticada em ambiente hospitalar e com anestesia. Conheça antes de julgar. Não tem jeito, é só falar em eletrochoque pra gente se assustar, lembrar de tortura e negar veementemente a prática. Mas é preciso refletir sobre isso! “A palavra eletrochoque é carregada de preconceito e estigma, mas a técnica…

Leia Mais
242018ago
Você conhece a depressão bipolar?

Você conhece a depressão bipolar?

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, 15% dos pacientes que sofrem com a doença cometem suicídio. Saiba mais sobre o distúrbio e seu tratamento Por Maria Tereza Santos 16 jul 2018 A fase depressiva do transtorno bipolar pode ser especialmente complicada. (Ilustração: Veridiana Scarpelli/SAÚDE é Vital) Classificada como a principal causa de incapacidade no globo pela…

Read More
22018ago
Reportagem sobre a Clínica IPAN – Empresários de Sucesso

Reportagem sobre a Clínica IPAN – Empresários de Sucesso

O IPAN foi tema de reportagem no programa “Empresários de Sucesso” da Record News. A matéria explicou sobre os tratamentos para depressão e outros transtornos, desde medicamentos até a moderna Estimulação Magnética Transcraniana – EMTr, trazendo também o depoimento de uma de nossas pacientes beneficiada com a técnica. Confira o vídeo abaixo!

Leia Mais
242018jul
Depressão: qual médico ou especialista devo procurar?

Depressão: qual médico ou especialista devo procurar?

Mente Saudável Saiba onde buscar ajuda e com quem se consultar para diagnosticar essa doença e ter o melhor tratamento possível – é o psiquiatra, o psicólogo ou nenhum? Por Theo Ruprecht Publicado em 28 mar 2018   Para tratar a depressão, antes é importante fazer o diagnóstico com um profissional adequado. (Foto: Alex Silva/A2 Estúdio)…

Read More
202018jun
ECT e lítio, uma combinação segura e eficaz!

ECT e lítio, uma combinação segura e eficaz!

Dr. Moacyr Rosa, diretor do IPAN, ministra palestra no XX Jornada Mineira de Psiquiatria, em Belo Horizonte, no dia 14/06/18. A Palestra fala sobre o uso concomitante da eletroconvulsoterapia (ECT) com o lítio! Até pouco tempo atrás, esta associação era pouco utilizada pela suspeita de aumentar efeitos colaterais. Estudo recentes, confirmaram que a combinação ECT…

Read More
202018jun

Vício em jogos pode indicar transtorno de saúde mental

Vício em jogos pode indicar transtorno de saúde mental, alerta OMS! Segundo especialistas, a grande maioria dos jogadores compulsivos apresenta problemas subjacentes, como depressão, autismo e transtorno bipolar Por Veja, Da Redação 19 jun 2018, 16h49   Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 3% dos jogadores podem ser viciados. (veja.com/VEJA/VEJA) Na segunda-feira, o Organização…

Read More