Livro: Tratado de Suicidologia

Capítulo 40
Estratégias de Neuromodulação na Prevenção do Comportamento Suicida

Etimologicamente, a palavra suicídio deriva do latim (sui = si mesmo e caedes = ação de matar). É possível que a palavra tenha sido inaugurada na obra Religio Medici, de Thomas Browne, publicada em meados do século XVII.1
Considerado grave e importante problema de saúde pública, o suicídio responde por mais de 800 000 mortes por ano, em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), morre um indivíduo a cada 40 segundos, por suicídio. 2
O comportamento suicida envolve a ideação de morte (desejo de estar morto), a ideação suicida (pensamentos sobre a própria morte), planos de suicídio (planejamento de autolesão que pode resultar na própria morte), tentativas de suicídio (atos que visam a própria morte) e suicídio (toda morte que decorre de atos auto infligidos com esse objetivo).
Tratar pacientes que apresentam comportamento suicida, especialmente os portadores de transtornos do humor e esquizofrenia, é um desafio para todos os profissionais da saúde mental. A Eletroconvulsoterapia (ECT) tem se mostrado superior aos medicamentos em resultados rápidos e alta taxa de resposta, como principal estratégia de enfrentamento do problema.

Eletroconvulsoterapia (ECT)

Definição:
Consiste na indução de crises convulsivas através da passagem de corrente elétrica pelo cérebro, com fins terapêuticos. 3 A descarga elétrica promove uma cascata de modificações envolvendo todo o organismo do paciente. A supressão elétrica pós-ictal parece ser a base de todo o tratamento.
Considerada técnica minimamente invasiva, deve ser precedida por avaliação clínico cardiológica através de exame físico, eletrocardiograma (ECG), exames laboratoriais e investigação que for considerada procedente de acordo com a história, idade e sintomatologia apresentada. O ECG é um exame simples, mas constitui-se em importante instrumento diagnóstico, permitindo a intervenção rápida, com correção das arritmias cardíacas frequentes durante a ECT.
Está classificada pela Associação Médica Brasileira (AMB) como Procedimento Ambulatorial de Porte 3C e está regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), conforme Resolução CFM número 2057 / 2013.

Leia mais no PDF do capítulo 40 do livro.

Guia Básico de EMT em Psiquiatria 2ª edição

Tratato de Suicidologia. Prof. Dr. Humberto Corrêa, Dr. Moacyr Alexandro Rosa, Dra. Marina Odebrecht Rosa e Autores. Editora Ampla, 2022.